Translate

terça-feira, 13 de agosto de 2013

CADÊ A BASE COMUNITÁRIA DE SEGURANÇA DO CABULA?

Em 2011 a Secretária de Segurança Pública do Estado da Bahia anunciou através do seu site que em novembro daquele ano implantaria uma Base Comunitária Segurança no bairro de Tancredo Neves para combater a criminalidade na região do Cabula, mas até a presente data nada foi feito. Misteriosa e silenciosamente esta base desapareceu do cronograma da Secretaria de Segurança Pública.
 
A meta da Secretária de Segurança Pública era implantar 34 (trinta e quatro) Bases Comunitárias de Segurança até o final de 2013 em todo o Estado da Bahia, mas, até o momento só atingiu 35% na Capital com 07 (sete) Bases e 36% no Interior com 05 (cinco) bases. O que há de errado na Segurança Pública de nosso Estado?
Nestes dois anos outras bases, que não estavam programadas, foram implantadas e enquanto isso o Cabula vive dias de horror com muita violência e com a criminalidade “operando em alta” como dizem na gíria.
É visível que o efetivo e a infraestrutura da Policia Militar e Civil a serviço da comunidade no Cabula é insuficiente para o patrulhamento e policiamento de uma região que compreende mais de 200.000 moradores, com topografia acidentada e diversas ocupações irregulares.
Qual o resultado desta política de segurança pública descontinuada? Na última quinta-feira (8) em resposta à Operação Centauro que cumpria de 22 mandados de busca e apreensão e 14 de prisão na Engomadeira, que fica próximo ao bairro de Tancredo Neves, os marginais levaram terror aos moradores e comerciante de todo o Cabula, inclusive ateando fogo em ônibus.
No Conjunto Doron a sensação de medo era generalizada. Os moradores preocupados com os reflexos da Operação Centauro, já que a 23ª. CIPM possível claras limitações operacionais para garantir uma atenção policial de qualidade a toda circunscrição de Tancredo Neves.
Ações policiais pontuais e esporádicas apenas mascaram a questão da segurança pública no Estado. O governo municipal e estadual, juntamente com o poder judiciário precisam literalmente invadir o Cabula. Tomar conta da região com ações de infraestrutura, educação, saúde e serviços públicos.
O Governo do Estado precisa fazer o programa Pacto pela Vida sair do discurso e acontecer realmente. Trazer de verdade a segurança para perto da gente. Caso contrário nós cidadão continuaremos acuados pelos criminosos, lamentando e perguntando: Cadê a Base Comunitária de Segurança do Cabula?

Um comentário:

  1. Cadê o vereador pedrinho Pepe que a maioria dos moradores do Doron votou ????? Sumiu.

    ResponderExcluir

SUAS OPINIÕES SÃO MUITO IMPORTANTES. ESTAMOS GRATOS POR SUA PARTICIPAÇÃO.

ATENÇÃO

- Informe seus dados para registro e futuros contatos (Nome, telefone e e-mail);

- Mensagens anônimas serão desconsideradas por questões de segurança, caso deseje sigilo de sua mensagem, favor informe (CF- Art. 5º, inciso IV).